Por que sua empresa precisa de uniformes personalizados?

Por que sua empresa precisa de uniformes personalizados

Será que sua empresa precisa de uniforme personalizado?

Já tem algum tempo que muitas empresas vêm abrindo mão do uso dos uniformes e tornando o dress code livre. Contudo, a uniformização tem voltado a ser moda de forma moderna, atual e personalizada. 

Afinal, já ficou mais do que provado que possuir uma identidade visual corporativa é de grande valia para as empresas. 

E uma das formas mais simples e funcionais de garantir a unidade visual da marca ainda é através da uniformização dos colaboradores. 

E não há vantagens apenas para as empresas no uso de uniformes. Como veremos a seguir, os funcionários também ganham com o uso destas peças. 

Grandes companhias como McDonalds, Vivo, Vale, e também empresas menores, como condomínios, clínicas, restaurantes e todo tipo de indústria, utilizam uniformes personalizados. 

Existem diferentes composições voltadas para a confecção de uniformes e eles podem variar bastante de acordo com o local em que serão usados, mas uma coisa é certa: apostar em uniformes para a sua empresa vai te trazer diversos benefícios, e também aos seus colaboradores. 

E para evitar que os colaboradores não estejam dispostos a usar uniformes dentro da empresa, o proprietário ou RH precisam pensar em 2 pontos chave para a escolha do uniforme ideal: conforto e praticidade. 

E lembrando que para ser confortável, é preciso se atentar para a temperatura que o uniforme terá.

Motivos para sua empresa adotar o uso de uniformes:

1. A imagem da empresa

Uma das principais formas de se diferenciar das concorrentes é a empresa adotar o uso de uniformes. Assim, cria uma identidade única para a forma como se apresenta para os clientes e para a sociedade. 

2. Controle de qualidade com uniforme personalizado

Numa indústria, por exemplo, o uso de uniformes, assim como o de EPIs, pode ajudar os funcionários a identificarem falhas no sistema de produção. 

Tome por exemplo o uniforme branco ou laranja ou verde de uma indústria. A camisa de um funcionário tem algumas manchas. Ao repararem nas manchas, imediatamente os funcionários vão precisar saber de onde elas vieram, podendo identificar um vazamento ou algo do tipo. 

O mesmo serve para clínicas e restaurantes. Aliás, quando há contato direto com o cliente, o uniforme personalizado para empresas pode servir para mostrar que o local e os funcionários tem boa higiene. 

3. Comunicação Visual Clara

Uma situação bem constrangedora é um cliente chegar num comércio e, por não saber a quem pedir informações, acabar pedindo para uma pessoa que não trabalha ali. Quem nunca passou por esta situação?

Uma boa solução para isso é a adoção do uso de uniformes personalizados para empresas. 

De fato, já existem varejistas que além de uniformizar seus colaboradores, também uniformizam de forma diferenciada especialistas em determinadas áreas, para facilitar ainda mais o atendimento. Como é o caso das Casas Bahia, que em algumas lojas tem atendentes da Motorola, Samsung, Vivo, etc, para tirar dúvidas sobre celulares e afins.

4. Organização através de uniforme personalizado

Há quem ainda diga que uniforme é coisa do passado, mas isso é porque quem fala não conhece os tipos de personalização de uniformes para empresas que existem hoje em dia. 

São inúmeras possibilidades de personalização, que vão do tipo de tecido ao design. 

Hoje é possível desenvolver peças modernas, flexíveis,  tecidos hergonômetros, com variedade de cores e até mesmo de estampas. 

Uma empresa em que seus funcionários estejam sempre uniformizados passa uma impressão de lugar organizado, cuidado com esmero e com um time alinhado. 

5. Segurança

O uso do crachá pode ser incluído como peça fundamental do uniforme. Mas com o uniforme, apenas, já é possível identificar de qual empresa é o colaborador. 

O que garante mais segurança tanto para o colaborador quanto para os clientes. 

Confira também: 5 tipos de colarinhos mais usados em uniformes

Uniforme personalizado para empresas e o colaborador: vantagens

Além de conferir uma ideia de unidade da identidade visual da empresa, de conferir maior segurança, conferir um senso de organização, de ajudar no controle de qualidade e de ser bom para a imagem da empresa, o uso de uniforme também é benéfico para o funcionário. 

Embora muitas empresas apostem no dress code livre como aposta de chamariz para novos colaboradores, existem aquelas que apostam no poder de um bom e confortável uniforme, por sua vez, o que se faz necessário em muitos setores, como já visto. 

Nos setores onde o uniforme é regra, os funcionários também se beneficiam e não somente a empresa, uma vez que usar uniforme pode trazer algumas vantagens para o colaborador. 

Confira as vantagens que usar uniforme proporciona ao colaborador:

1. Orgulho em vestir a camisa 

Com uma boa comunicação interna e boas estratégias de endomarketing, a empresa pode gerar no funcionário um baita orgulho de usar seu uniforme. 

O amor em vestir a camisa, literalmente, pode se transferir para o sentido figurado da expressão, e o funcionário ter, assim, uma produtividade ainda maior por gostar de vestir a camisa da empresa onde trabalha. 

2. Fazer parte do time 

Nada como uma equipe que faz um bom trabalho unida!

E nada melhor para começar a unir uma equipe do que uma identidade visual que unifique e coloque todos do time como iguais, embora tenham suas peculiaridades e individualidades. 

Fazer parte do time é um sentimento muito bom e funcionários que trabalham felizes e motivados trabalham melhor e rendem mais. 

3. Economia de tempo com uniforme personalizado

Outra grande vantagem do uso do uniforme é a economia de tempo. 

Afinal, quanto tempo se gasta, todos os dias, escolhendo a roupa que será utilizada para ir ao trabalho? 

Especialmente as mulheres tem, em geral, um gasto ainda maior com este ponto. 

Sendo assim, um uniforme poupa os funcionários deste trabalho e facilita o momento de se vestir para ir ao trabalho. 

4. Economia de dinheiro 

Quem não gosta de economizar dinheiro?

E comprar roupas para ir ao trabalho é uma preocupação quando não se tem uniforme, logo, um gasto de dinheiro que pode ser evitado quando a empresa fornece o uniforme ao trabalhador. 

Ainda em particular para as mulheres, que não gosta, comumente, de repetir as mesmas roupas muitas vezes, este ponto é um grande benefício. 

Confira também: 5 dicas para usar camisa social no trabalho

Stampare: o local certo para adquirir o uniforme da sua empresa

Depois de todas estas dicas, já deu para entender porque é tão importante para uma empresa o uso do uniforme, certo?

Mas para uma empresa escolher bem o uniforme que vai adotar, precisa pensar em diversos pontos chave, como tipo de tecido, cores, modelos e qualidade. 

No site da Stampare você tem acesso a todas as informações que precisa para escolher direitinho como deve ser o uniforme do seu negócio.

Dicas relacionadas

Estampa Digital

Vantagens da estampa digital

A estampa digital é uma técnica moderna e versátil de personalização de tecidos que tem ganhado cada vez mais popularidade. Com a utilização de impressoras