5 tipos de tecidos mais usados em uniformes

tipos de tecidos mais usados em uniformes

Ao desenvolver uniformes profissionais para equipes, é normal que toda a atenção seja voltada para o design, cores e padrões. Mas outro detalhe que merece atenção são os tecidos usados ​​nos uniformes.

Essa escolha, faz toda diferença na qualidade e durabilidade da peça. Além disso, é importante ficar atento às características de cada tecido para projetá-lo para o uso adequado. 

Fazendo uma boa escolha dos uniformes, os profissionais estarão confortáveis ​​durante todo o seu horário de trabalho. Descubra quais são os cinco tecidos mais utilizados em uniformes. 

Algodão 

O algodão é um tecido feito de fibras naturais. Sua principal característica é proporcionar suavidade e uma melhor sensação térmica. Os uniformes confeccionados com composição 100 % algodão são leves, confortáveis, frescos e se adaptam a diferentes temperaturas.

Porém, dependendo da finalidade da peça, o material pode ser combinado com outros. Por exemplo, uma camisa pode ser feita de 60% algodão e 40% poliéster. O objetivo da mistura de tecidos é proporcionar o conforto do algodão com a resistência e o baixo índice de rugas do poliéster. 

Poliéster 

O poliéster é muito utilizado na confecção de uniformes. Um de seus benefícios é o fato da roupa secar rapidamente e não amassar. Além de poder ser combinado com algodão, o material também pode ser usado em peças lisas e mais finas. 

No entanto, vale a pena notar que o poliéster é feito de fibras de crude. Consequentemente, é altamente inflamável. Sendo assim, não é adequado para trabalhos relacionados ao fogo.

Brim 

Semelhante ao jeans Denim é o tecido uniforme mais utilizado na linha de performance. 

O Brim é um material forte, durável e menos propenso a desgaste por trabalho abrasivo. Por isso, é ideal para fazer macacões e jaquetas. 

Elastano 

O elastano, como o nome indica, é flexível. Além dessa propriedade, o material é mais durável, sua cor adere mais facilmente e não desbota.

Este tecido pode ser combinado com outros tecidos. Por exemplo, uma camisa social pode ter a seguinte composição: 68% algodão, 27% poliéster e 5% elastano. 

Assim, além do conforto do algodão e do baixo índice de rugas do poliéster, você se beneficia de um excelente tecido flexível graças ao elastano.

Confira também: Qual a cor mais utilizada em uniformes empresariais?

Poliamida

Por fim, a poliamida é uma fibra sintética cuja principal característica é a excelente absorção da transpiração. O tecido também é leve, macio e altamente flexível.

Por isso é muito utilizado em casacos, pois protege do frio e da chuva, proporcionando conforto enquanto permite que o corpo respire.

Confira o catálogo completo de tecidos da Stampare

Se ainda estiver com dúvidas sobre a melhor escolha do tecido para o seu uniforme, fale conosco. 

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é solicite-um-orcamento-moletom.gif

Dicas relacionadas

Estampa Digital

Vantagens da estampa digital

A estampa digital é uma técnica moderna e versátil de personalização de tecidos que tem ganhado cada vez mais popularidade. Com a utilização de impressoras