T-shirt: origem e história

T-shirt: origem e história

Imagine-se vestido em uma peça versátil, linda e super confortável. Se você imaginou uma camiseta, você imaginou certo! As camisetas também conhecidas como t-shirts, tornaram-se uma parte essencial do guarda-roupa de muitas pessoas, e por conta da sua praticidade e versatilidade, até mesmo dos uniformes empresariais. 

Conheça a história dessa peça!

1900 – Primeiras aparições 

A origem da camiseta está diretamente ligada à Primeira Guerra Mundial, no início dos anos 1900. Entre uniformes e armas pesadas, os soldados americanos necessitavam de peças leves para enfrentar não só o inimigo, mas também o clima, que muitas vezes era descrito como muito quente.

 Até então, os tecidos de lã eram usados para o uniforme militar, o que deixava toda a tropa desconfortável. A necessidade levou à criação de camisetas, que eram feitas de algodão, sem grandes custos, e uma boa opção para a guerra.

Ao ser levada para o solo estadunidense, o corte da camiseta na hora da confecção, que era feito em formato de T, por isso do nome “T-shirt” (shirt traduzido do inglês para portugues é camiseta). 

1930 – Surpresas nos filmes

Aproximadamente 30 anos depois, as camisetas eram apenas parte dos uniformes de soldados, mas em 1934, durante o filme “One Night”, uma cena chamou a atenção dos espectadores: o galã do filme tirou sua camisa social e não usava nada por baixo.

Essa imagem despertou a atenção do público pela a primeira vez a ideia de que, por baixo de uma camisa não era necessário usar uma t-shirt, sendo assim, ambas podiam ser usadas separadas. 

1940 – Brinde pré-eleitoral

Na década de 40, mas especificamente em 1948, o público americano encontrou pela primeira vez uma grande produção de camisetas, isso porque o candidato presidencial Thomas E. Dewey usou as peças como peça eleitoral, distribuindo milhares delas com seu slogan político:“ Dew it with Dewey”.

Anos 50 – A t-shirt vira sinônimo de postura

A sétima arte voltou a cruzar o seu caminho com a história das camisetas. Em 1951, o ator Marlon Brando apareceu em uma camiseta no filme “Uma Rua Pecado” (A Streetcar Named Desire), sem nenhuma camisa por cima da camiseta. A peça caiu muito bem no ator e transmitia um ar de sensualidade, e então começou a virar moda. 

A sensualidade da camiseta foi reforçada no filme “Juventude Transviada” (Rebel Without a Cause, 1955), no qual o ator James Dean interpreta um jovem encrenqueiro e super carismático cujo traje principal é uma camisa branca e um jeans. Na época, não tinha nada mais sexy que uma camiseta, peça que virou sinônimo de atitude. 

1960 – Paz, amor e igualdade

Em diferentes momentos da história, a t-shirt foi usada como forma de comunicação, em campanhas políticas e um figurino cheio de atitude, nos cinemas. Mas foi na década de 1960 que esses dois atributos se uniram notavelmente.

Estamos falando do auge do movimento anti cultural, quando a juventude daquela época começou a interrogar os rigorosos padrões sociais vigentes. Hippies, punks e outras subculturas notavam que as estampas podiam ser uma oportunidade de se expressar. Com isso, frases de impacto, no melhor estilo “faça amor, não faça guerra”, viram formas de protesto estampadas nas t-shirts.

`Com marchas, gritos e muitas festas celebrando o amor e igualdade viram pauta e, pela primeira vez, mulheres puderam usar camisetas.

1970 – Consumo 

As camisetas chegaram nos anos 70 com status de popular, visando esse mercado em crescimento, as empresas começaram a produzir produtos com estampas que demonstravam suas marcas. Além disso, surge um nicho potente de camisetas com estampas de bandas.

1990 e 2000 – Uma peça popular 

A década seguinte continua a incorporar as camisetas como peças práticas e confortáveis. Existem diversas opções de tecidos e estampas no mercado que agradam o público de todas as idades e meios sociais. 

Após o advento das lojas online, as camisetas passam a ser vendidas via sites também, sendo uma peça fortemente usada por todas as idades, gêneros e classes. 

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