Qual a melhor cor para o uniforme da minha equipe?

Entre em contato

Qual a melhor cor para o uniforme da minha equipe?

equipe tomando um decisão

Você sabia que as cores de roupas que usamos, além de definir quem somos, podem influenciar na nossa performance?

Dentro do seu negócio, o uniforme personalizado é uma importante ferramenta de comunicação com os clientes e com o mercado. Por este motivo, é preciso tomar alguns cuidados na hora de definir a cor certa para seu uniforme.

Não há uma regra clara, mas é evidente que tudo dependerá do seus objetivos com a uniformização e/ou ação que queira realizar, além de considerar o seu ramo de atuação, do manual de identidade da marca e também do sentimento que você deseja despertar nas pessoas e no mercado, por exemplo, uma marca mais inovadora e criativa pode utilizar roupas coloridas e chamativas enquanto uma empresa que precisa transmitir seriedade e respeito aposta em tons mais neutros.

O mais importante neste momento é identificar as particularidades da sua marca e saber quais são os principais pontos para levar em consideração. 

Todos os dias atendemos vários clientes que têm a mesma dúvida: qual cor escolher para o uniforme da equipe ou do meu evento? A logomarca e suas cores  têm que ser um componente de escolha importante?

Se você também gostaria de obter as respostas para estas perguntas e quer saber mais sobre o assunto, confira as dicas a seguir:

Afinal, qual é a melhor cor para uniforme?

Não existe certo e errado, mas a cor para uniforme mais utilizada, de acordo com nossos históricos, é o azul, que se adequa às mais variadas necessidades, desde escritórios mais tradicionais até restaurantes. 

Já o branco é a cor mais neutra para se trabalhar e a mais fácil de se adicionar os elementos de uma marca em roupas profissionais neutras, apesar de sujar mais rápido.  

No que diz respeito a sua escolha, fique atento aos seguintes aspectos:

O logotipo da sua empresa

Uma coisa é certa, o seu logotipo precisa ser o principal destaque do uniforme. Por isso, é importante escolher tonalidades que ajudem nessa tarefa. Por exemplo, se seu logo é vermelho, ele ficará despercebido em uma camiseta da mesma cor. 

Nesses casos, é recomendável optar por cores mais neutras e adicionar alguns detalhes em vermelho para deixar as roupas ainda mais personalizadas. A logomarca pode ser um fator determinante, mas não se apegue muito a isso! A tendência agora é combinar as cores de acordo com o que cai bem.

Claro que conseguimos unir o útil ao agradável. Por exemplo, se você tem uma logomarca preta – podemos confeccionar uma camisa branca com detalhes em preto, o resultado fica incrível e muito mais criativo e único!

Caso queira dar mais destaque para a cor da sua marca também é possível trabalhar toda a peça nessa cor e utilizar o seu logo negativado em branco ou em preto, não perdendo a identidade da sua empresa 

O tipo de atividade do seu negócio

A função que seus colaboradores exercem também pode ser levada em consideração. Já que, em atividades operacionais como limpeza, mecânica e construção, os riscos de sujar permanentemente os uniformes claros são muito maiores. Por exemplo: usar branco em ambientes de estoque, manipulação de produtos e limpeza pode não ser uma boa ideia!

Além disso, a diferenciação entre cargos, setores e equipes também pode ser feita através das cores, por exemplo: o comercial utilizar um uniforme azul e o setor de desenvolvimento uma cor vermelha, e assim por diante.

O tecido utilizado na confecção das peças

Tecidos de fibras naturais como 100% algodão desbotam com facilidade, por isso, os uniformes escuros com este material tendem a ter uma durabilidade menor. A melhor saída nesse cenário pode ser escolher tecidos que misturam poliéster e algodão, como  o piquet PA que possui 50% de algodão e 50% de poliéster, auxiliando na maior vida útil das peças.

Cores para uniformes profissionais e a psicologia, qual é a relação?

Em um primeiro momento, pode até parecer que os dois assuntos não têm nenhuma relação, mas, existe um ramo da psicologia que estuda as cores e como o nosso cérebro se comporta diante delas.

Segundo estudos, as cores despertam sentimentos nas pessoas e podem fazer parte do processo de tomada de decisão, uma questão muito importante para empresas, já que existem diversos fatores que podem comprometer a jornada de compra do consumidor e cada tonalidade tem suas características específicas que transmitem diferentes mensagens aos clientes.

Vale lembrar que  o ideal é não exagerar nas cores e principalmente, deve pensar na praticidade. O uniforme muitas vezes não é utilizado apenas no local de trabalho, mas também no trajeto entre a casa do funcionário e o trabalho, feiras, eventos corporativos, datas comemorativas, campanhas promocionais, etc. Usar estes espaços para divulgar sua empresa pode ser uma boa fonte de comunicação.

Se você tem uma cafeteria, por exemplo, e quer vender uma imagem romântica, acolhedora, que lembra uma atmosfera rústica, quase como a atmosfera criada em livrarias, você não vai optar pelo amarelo, que é uma cor associada ao sol, ao fogo. A sua melhor escolha, neste caso, seria tons de marrom que remetem ao romance, ao rústico e ao próprio café.

A variedade de tons é enorme, assim como a representatividade de cada nuance e essa escolha pode ser uma missão fascinante e cheia de mensagens embutidas.

Veja na lista abaixo, qual o efeito que cada cor exerce sobre as pessoas, e qual delas melhor se encaixa no seu negócio.

Azul

É a cor dita como preferida pela maioria das pessoas no mundo. Sua ligação natural a elementos como céu e mar, conferem a ela serenidade e universalidade. Está ligada a temas como confiança, responsabilidade e segurança, além de tranquilidade. O azul também tem sido bastante usado por empresas de redes sociais, como o Facebook e de tecnologia, como Intel, Dell e IBM.

O azul é ótimo para instituições financeiras, para professores, indústrias de informática e clínicas de saúde. É uma ótima cor para empresas de produtos aquáticos ou negócios de limpeza.

Vermelho

Força, sensualidade, paixão, perigo, agressividade: sempre temas fortes. Estudos indicam, inclusive, que a visão da cor estimula reações cerebrais e corporais, como a aceleração dos batimentos cardíacos e da respiração. Por analogia é o caliente e visceral. Não é à toa que convenhamos dizer que o vermelho aumenta a sensação de fome e por isso é adotado em diversos estabelecimentos do ramo.

Por outro lado, o vermelho é uma cor poderosa e traz à tona a paixão, o instintivo e também o imediatismo. Para usar vermelho deve ser uma empresa muito confiante. Vermelho escuro também é considerado apropriado para empresas como de advocacia ou de corretores.

Verde

Saúde, natureza e riqueza são temas frequentemente relacionados ao verde. O verde é uma cor intuitiva e muitas marcas ligadas com questões ecológicas e sustentáveis utilizam o verde para passar a ideia  de ser uma empresa ambientalmente amigável.

O verde remete ainda ao equilíbrio emocional e à harmonia, essa cor cai perfeitamente bem em uniformes de empresas ligadas à saúde, natureza, jardinagem, golfe, assistentes sociais, conselheiros e trabalhadores da caridade.

Amarelo

O amarelo é universalmente associado a um elemento forte: o sol, por isso é vinculado a sensações como calor e alegria. 

Se a sua missão é chamar a atenção mesmo no meio da multidão, a cor do seu uniforme deve ter a cor amarela.

Nas empresas, essa cor geralmente é usada por funcionários que transitam em áreas que exigem estado de alerta.

Em suma, estudos mostram que ao usar amarelo em pequenos botões ou mesmo em frases de destaque, a nuance gera um leve estado de ansiedade. O amarelo também remete a produtos que tenham a ver com verão. 

Marcas que desejam criar empatia e despertar sorrisos, optam pelo amarelo, afinal esta cor evoca sentimentos de otimismo, e clareza.

Laranja 

Surpreendentemente, o  laranja dá um UP no amarelo quando o assunto é a comunicação com adolescentes e jovens. Se o amarelo traz a mensagem do alerta, o laranja traz o senso de urgência.

Laranja emite a mensagem da ação, excitação e competição. Produtos infantis usam muito o laranja, assim como é usado bastante em equipes de buffet e entretenimento para gerar empatia com o público.

Algumas instituições como o Itaú e Mastercard, por exemplo, adotaram o laranja em suas marcas, para dar jovialidade e gerar empatia. O  laranja se tornou ideal para empresas de comunicação e interação social como: restaurantes e grupos comunitários. É também uma boa escolha para empresas de aventura, ginásios ou negócios de esportes.

Roxo/Lilás

Dosa a força e a paixão do vermelho com a tranquilidade do azul. Vincula-se a temas como sofisticação, espiritualidade, dignidade e mistério. 

O Lilás é propício para ambientes que exigem imaginação e também conexão espiritual.

A princípio é uma cor que eventualmente tem uma boa relação com coisas ligadas ao futuro, sonhos e fantasia, sendo uma cor excelente para ser usada por artistas e professores.

Indo mais para o rosa, desperta a sensação de riqueza, luxo e extravagância, ou seja, quanto mais escura, mais apropriado para empresas que oferecem serviços ou produtos de altíssima qualidade.

O Lilás tem sido bastante usado por profissionais da saúde, sobretudo em clínicas e espaços de terapias alternativas.

Rosa

Tons mais fortes de rosa evocam diversão, juventude e energia. Já os mais claros têm um ar romântico e suave. Calmante, o rosa pode ser traduzido como a cor da doçura e da leveza.

Ideal para profissionais da indústria de cosméticos, profissionais de salão de beleza, lojas de moda feminina e em ambientes em que se deseja uma atmosfera acolhedora.

Preto 

Ao mesmo tempo em que é uma cor extremamente negativa, vinculada a temas como a morte, é também clássica e forte. Bem usada, carrega seriedade, poder, sofisticação, elegância e sedução. 

Muitas marcas de luxo usam e abusam do poder e da autoridade do preto. A cor é um UP das sensações do roxo misturado com o vermelho, o que resulta também em mistério e intimidação.

É bastante usado por equipes de staff de grandes espetáculos, por equipes de cabeleireiros de salões e restaurantes mais requintados, também por profissionais que precisam impor autoridade, como seguranças e agências policiais. Também pode ser usada para dar sofisticação ao uniforme de garçons e recepcionistas.

Branco

Uma cor clean e básica. Remete à simplicidade, clareza e pureza.

O banco é a cor que remete à segurança, conservadorismo e se adequa a qualquer necessidade e público. No entanto, o branco é também a cor do reservado, ideal para profissionais que não precisam e não querem chamar muita atenção, como os profissionais da saúde.

Como podemos ver, existem muitas opções de cores para uniformes profissionais, mas é preciso entender os objetivos e particularidades do seu negócio para escolher o tom certo. Dessa forma, além de reforçar a identidade da sua marca, as roupas profissionais também irão despertar os sentimentos certos nos seus clientes!

A Stampare disponibiliza a você uma cartela de tecidos que pode te ajudar a escolher a melhor cor para combinar com o seu projeto de uniformes!

Conte com a Stampare para te ajudar a causar a melhor das impressões!

Confira também: Conheça a versatilidade das camisas polos