Entre em contato

3 maneiras de se vestir adequadamente para o trabalho

Maneiras de se vestir adequadamente para o trabalho

Há uma maneira de se vestir adequadamente para o trabalho que vai muito além de escolher a roupa. Vestir-se para o trabalho engloba toda a construção da imagem que você, como profissional, quer passar. 

Há uma considerável diferença entre roupas para coworking, roupas para home office, uniforme profissional e roupa profissional. 

Afinal, atualmente, existem diversas modalidades de trabalho e cada uma delas pede uma imagem profissional diferente. 

A seguir, confira 3 maneiras de se vestir adequadamente para o trabalho: 

1- Presencial

Na verdade, a melhor cor para o uniforme de trabalho vai depender principalmente da cultura organizacional da empresa, mas muitos gestores e times de RH optam pelo branco, os principais motivos.

Na modalidade de trabalho presencial, o trabalhador deve estar presente no ambiente de trabalho, geralmente no horário comercial. 

Existem, basicamente, três opções de imagem a se passar em ambientes presenciais de trabalho: 

  • Aquelas que exigem um uniforme profissional;
  • Outras que exigem uma roupa profissional;
  • E as que permitem uma roupa mais informal.

2- Coworking 

Nos ambientes de coworking space, o espaço de trabalho é compartilhado entre as empresas, e tem, via de regra, um clima mais moderno e de descontração. 

Portanto, em ambientes de coworking se pode passar uma imagem mais informal, contando com roupas mais confortáveis e, ao mesmo tempo, estilosas. 

Nossa indicação são as queridinhas camisetas, que unem o conforto ao profissionalismo, quando personalizadas com a logo da empresa.

3- Home Office

As cores são capazes de transmitir uma mensagem por si só. O ramo da psicologia estuda isso e chama

No ambiente de home office, via de regra, é um pouco mais difícil passar a imagem correta, pois há apenas um pequeno espaço (a janela do vídeo), para que seu comportamento, associado à sua vestimenta, sejam avaliados. 

Mesmo assim, é de fundamental importância que se vista adequadamente. 

É muito comum ver vídeos e memes de pessoas trabalhando em home office com a parte de cima do terno e na parte debaixo pijamas. 

De fato, tem-se aqui a mesma premissa de um ambiente presencial: se seu trabalho demanda uma imagem mais formal, a roupa adequada para home office é a roupa formal adequada para o trabalho presencial. 

Mas se sua empresa permite uma imagem mais informal, a roupa adequada pode ser aquela mais confortável e informal. 

E pense bem antes de trabalhar usando um pijama na parte debaixo, pois você pode ser pego de surpresa ao precisar se levantar e deixar a câmera aberta!

Dica Bônus:

Marketing Pessoal: do uniforme profissional ao pijama no home office

“Vista-se para o trabalho que você quer, não para o trabalho que você tem”, já diz o ditado popular. 

Atualmente, o uniforme profissional é muito utilizado em indústrias e empresas, mas não é regra de vestimenta. Assim, muitos profissionais têm, todos os dias, a tarefa de escolher qual roupa utilizar. 

Esta escolha vai muito além das peças que se vai escolher, dando lugar à imagem que se quer passar. Portanto, utilizar uma roupa profissional diz muito sobre quem você é no ambiente de trabalho, assim como suas atitudes. 

Somando a imagem que você passa com as roupas que escolher utilizar mais a imagem que você passa com as atitudes que tem, tem-se como resultado o profissional que você demonstra ser para as pessoas ao seu redor, incluindo sua gestão. 

Conclusão

Portanto, a escolha do uniforme profissional, da roupa profissional, da roupa para home office ou da roupa para coworking faz parte de um pacote que conta para o mundo uma história bem relevante: a história de quem você é.

Pense bem na roupa que vai usar no trabalho, lembrando que há uma maneira de se vestir adequadamente para o trabalho.

E você empresa, conte com a Stampare para trazer a sua imagem da melhor forma: estampada no coração dos colaboradores e no olhar dos seus clientes.

A Stampare tem mais de 30 anos de experiência no ramo de uniformes e sempre em busca do melhoramento contínuo, trabalha em parceria com os melhores fornecedores do mercado, junto com uma equipe de primeira linha composta por mais de 60 colaboradores diretos e um parque fabril próprio de última geração. Temos o que há de mais inovador para melhor lhe atender, tal como já atendemos mais de 10 mil clientes desde nossa fundação.

Confira também: Crie moletons personalizados e reforce a imagem da sua empresa