Entre em contato

Cores para uniforme de trabalho

Cores para uniforme de trabalho

O uniforme de trabalho personalizado é um meio excelente de mostrar aos seus clientes, através dos colaboradores, aquilo que a sua empresa deseja transmitir. É uma ferramenta muito importante de comunicação, por isso, na hora de escolher qual cor o uniforme terá, alguns aspectos precisam ser considerados.

A escolha vai depender do ramo de atuação, da filosofia da empresa e do que você deseja despertar nas pessoas com esse uniforme. Companhias mais tradicionais optam por cores neutras, enquanto as empresas mais criativas e dinâmicas usam cores mais intensas.

Atente-se a identificar as particularidades da sua marca e o que você deseja transmitir para o seu público e funcionários. 

Veja a seguir algumas orientações para escolher a cor ideal para o uniforme de trabalho.

Qual é a melhor cor para o uniforme de trabalho?

Na verdade, a melhor cor para o uniforme de trabalho vai depender principalmente da cultura organizacional da empresa, mas muitos gestores e times de RH optam pelo branco, os principais motivos são:

  • O branco é uma cor neutra que orna bem com qualquer logotipo;
  • É uma cor que se encaixa em qualquer tipo de negócio, atendendo desde uma lanchonete até um consultório médico.

O que deve ser levado em consideração ao escolher as cores do uniforme de trabalho?

1. Logotipo da sua empresa

A primeira coisa a ser analisada é: quais cores estão presentes no logotipo da sua empresa. 

Como sua marca deve ficar em destaque no uniforme e ao mesmo tempo dentro da paleta de cores, busque uma cor que destaque sua logo e a faça se sobressair. 

2. O tecido utilizado pela confecção

Tecidos 100% algodão podem desbotar após algumas lavagens e se você escolher uma cor muito intensa, a chance dela também desbotar e deixar o uniforme com aspecto de velho é alta. 

Converse com a empresa que vai confeccionar as peças e veja quais opções de tecidos ela oferece para os uniformes de trabalho que você quer fazer.

3. O seu tipo de negócio

Você provavelmente já se questionou o porquê de os uniformes médicos serem brancos. A cor branca permite ver melhor se o uniforme está sujo e isso evita possíveis proliferações de infecções durante a rotina médica.

Esse exemplo é ótimo também para ressaltar a importância de entender o seu tipo de negócio na hora de escolher as cores para o uniforme.

Profissionais que lidam com saúde precisam ter sempre o uniforme limpo e claro, já profissões como: mecânico, construtor e limpador podem ter um uniforme profissional de tom mais escuro.

A mensagem que você deseja transmitir

As cores são capazes de transmitir uma mensagem por si só. O ramo da psicologia estuda isso e chama de: psicologia das cores. Na hora de escolher as cores do uniforme de trabalho, você pode usar essa ferramenta como uma aliada. 

Entenda a seguir como funciona a psicologia das cores para uniformes. 

A psicologia das cores e a influência no uniforme de trabalho

Amarelo: otimismo, clareza e calor

A cor amarela é a cor do otimismo. Para uniformes, ela proporciona grande destaque a quem usa.  Nas empresas, essa cor geralmente é usada por funcionários que transitam em áreas que exigem estado de alerta e atenção. 

O amarelo também é uma ótima cor para empresas que possuem seu ramo de negócio ligado ao sol e/ou verão. 

Marcas que utilizam o amarelo na sua marca ou uniforme podem proporcionar a sensação de otimismo e felicidade. Alguns exemplos de empresas que usam amarelo são: McDonald ‘s (associado ao vermelho), Ferrari e Skol. 

Laranja: amizade, jovialidade e alegria

A cor laranja emite a mensagem de ação, excitação e competição. Sendo assim, é uma ótima cor para empresas de aventura, comunicação e interação social. 

Essa cor, também se relaciona bem com o público mais jovem e transmite a ideia de jovialidade e alegria. 

Exemplos de marcas que utilizam com predominância a cor laranja são: Fanta, Itaú, Amazon e GOL. 

Vermelho: paixão, coragem e urgência

O Mcdonald’s não é vermelho à toa, essa cor aumenta a sensação de fome e é adotada em diversos estabelecimentos do ramo, além disso, o vermelho é uma cor poderosa e relacionada à paixão, à excitação e ao selvagem. 

O vermelho também é a cor do imediatismo e da urgência, por isso, as placas de trânsito “PARE” são vermelhas. 

A empresa que utiliza o vermelho em seu uniforme transmite coragem e consegue chamar a atenção dos clientes. 

Coca-cola, Lego, Outback, YouTube e Adobe são exemplos de marcas que usam o vermelho em sua identidade visual. 

Lilás: criatividade, criatividade e sabedoria

O lilás é propício para ambientes de imaginação e conexão espiritual, e faz uma boa ligação com coisas relacionadas a futurismo, sonhos e fantasia. 

A cor também pode ser usada por profissionais da saúde e estética, exclusivamente para clínicas, espaços de terapia, salões e estúdios de beleza. 

Azul: Sabedoria, segurança e força

O azul é uma cor muito utilizada no marketing, é a cor que representa confiança, calma e força, além de despertar a sensação de tranquilidade e segurança.

Essa cor também é muito utilizada em empresas de tecnologia, como: Meta, Intel, Dell e IBM. 

Empresas aquáticas, de tecnologia e clínicas de saúde podem usar o azul em seus uniformes sem medo de errar. 

Verde: paciência, crescimento e saúde

O verde é uma cor intuitiva, isso porque, pode ser facilmente relacionada a empresas ecológicas e sustentáveis.

O verde pode remeter à saúde e harmonia, e encaixa perfeitamente em uniformes de companhias ligadas à vida saudável e ao meio ambiente. 

Rosa: feminino, beleza, carinho

O rosa é a cor da feminilidade, da doçura e da leveza. É uma ótima opção para profissionais da indústria de cosméticos, salões de beleza, lojas de moda e serviços voltados para o público infantil e adolescente. 

Empresas que usam e abusam do rosa são: Barbie, Marisa, Victoria’s Secret e My Little Pony.

Preto: poder, sofisticação e mistério

O preto é uma das principais cores das marcas de luxo. Dentro das empresas é utilizada por equipes de staff, seguranças e profissionais que passam autoridade. 

Essa cor também pode ser utilizada no uniforme de recepcionistas e atendentes para proporcionar um visual mais elegante. 

Como mencionado, a cor preta é a queridinha das marcas de luxo, sendo as que utilizam essa cor: Lancome, Louis Vuitton, Chanel e Dolce Gabbana. 

Agora que você já sabe todas as dicas para escolher a cor perfeita para o uniforme de trabalho, só falta escolher uma empresa profissional para colocar as suas ideias em prática. 

A Stampare tem mais de 30 anos de experiência no ramo de uniformes e sempre em busca do melhoramento contínuo, trabalha em parceria com os melhores fornecedores do mercado, junto com uma equipe de primeira linha composta por mais de 60 colaboradores diretos e um parque fabril próprio de última geração. Temos o que há de mais inovador para melhor lhe atender, tal como já atendemos mais de 10 mil clientes desde nossa fundação.

Confira também: Uniformes profissionais e empresariais