Cores para o uniforme de trabalho: qual é a melhor?

Cores para uniforme de trabalho

As cores para o uniforme de trabalho personalizado é um meio excelente de mostrar aos seus clientes, através dos colaboradores, aquilo que a sua empresa deseja transmitir. É uma ferramenta muito importante de comunicação, por isso, na hora de escolher qual cor o uniforme terá, alguns aspectos precisam ser considerados.

A escolha vai depender do ramo de atuação, da filosofia da empresa e do que você deseja despertar nas pessoas com esse uniforme. Companhias mais tradicionais optam por cores neutras, enquanto as empresas mais criativas e dinâmicas usam cores mais intensas.

Atente-se a identificar as particularidades da sua marca e o que você deseja transmitir para o seu público e funcionários. 

Veja a seguir algumas orientações para escolher a cor ideal para o uniforme de trabalho.

Qual é a melhor cor para o uniforme de trabalho?

Na verdade, a melhor cor para o uniforme de trabalho vai depender principalmente da cultura organizacional da empresa, mas muitos gestores e times de RH optam pelo branco, os principais motivos são:

  • O branco é uma cor neutra que orna bem com qualquer logotipo;
  • É uma cor que se encaixa em qualquer tipo de negócio, atendendo desde uma lanchonete até um consultório médico.

O que deve ser levado em consideração ao escolher as cores para o uniforme de trabalho?

1. Logotipo da sua empresa

A primeira coisa a ser analisada é: quais cores estão presentes no logotipo da sua empresa. 

Como sua marca deve ficar em destaque no uniforme e ao mesmo tempo dentro da paleta de cores, busque uma cor que destaque sua logo e a faça se sobressair. 

2. O tecido utilizado pela confecção

Tecidos 100% algodão podem desbotar após algumas lavagens e se você escolher uma cor muito intensa, a chance dela também desbotar e deixar o uniforme com aspecto de velho é alta. 

Converse com a empresa que vai confeccionar as peças e veja quais opções de tecidos ela oferece para os uniformes de trabalho que você quer fazer.

3. O seu tipo de negócio

Você provavelmente já se questionou o porquê de os uniformes médicos serem brancos. A cor branca permite ver melhor se o uniforme está sujo e isso evita possíveis proliferações de infecções durante a rotina médica.

Esse exemplo é ótimo também para ressaltar a importância de entender o seu tipo de negócio na hora de escolher as cores para o uniforme.

Profissionais que lidam com saúde precisam ter sempre o uniforme limpo e claro, já profissões como: mecânico, construtor e limpador podem ter um uniforme profissional de tom mais escuro.

A mensagem que você deseja transmitir

As cores são capazes de transmitir uma mensagem por si só. O ramo da psicologia estuda isso e chama de: psicologia das cores. Na hora de escolher as cores do uniforme de trabalho, você pode usar essa ferramenta como uma aliada. 

Entenda a seguir como funciona a psicologia das cores para uniformes. 

A psicologia das cores para o uniforme e a influência dela no ambiente de trabalho

Amarelo: otimismo, clareza e calor

A cor amarela é a cor do otimismo. Para uniformes, ela proporciona grande destaque a quem usa.  Nas empresas, essa cor geralmente é usada por funcionários que transitam em áreas que exigem estado de alerta e atenção. 

O amarelo também é uma ótima cor para empresas que possuem seu ramo de negócio ligado ao sol e/ou verão. 

Marcas que utilizam o amarelo na sua marca ou uniforme podem proporcionar a sensação de otimismo e felicidade. Alguns exemplos de empresas que usam amarelo são: McDonald ‘s (associado ao vermelho), Ferrari e Skol. 

Laranja: amizade, jovialidade e alegria

A cor laranja emite a mensagem de ação, excitação e competição. Sendo assim, é uma ótima cor para empresas de aventura, comunicação e interação social. 

Essa cor, também se relaciona bem com o público mais jovem e transmite a ideia de jovialidade e alegria. 

Exemplos de marcas que utilizam com predominância a cor laranja são: Fanta, Itaú, Amazon e GOL. 

Vermelho: paixão, coragem e urgência

O Mcdonald’s não é vermelho à toa, essa cor aumenta a sensação de fome e é adotada em diversos estabelecimentos do ramo, além disso, o vermelho é uma cor poderosa e relacionada à paixão, à excitação e ao selvagem. 

O vermelho também é a cor do imediatismo e da urgência, por isso, as placas de trânsito “PARE” são vermelhas. 

A empresa que utiliza o vermelho em seu uniforme transmite coragem e consegue chamar a atenção dos clientes. 

Coca-cola, Lego, Outback, YouTube e Adobe são exemplos de marcas que usam o vermelho em sua identidade visual

Lilás: criatividade e sabedoria

O lilás é propício para ambientes de imaginação e conexão espiritual, e faz uma boa ligação com coisas relacionadas a futurismo, sonhos e fantasia. 

A cor também pode ser usada por profissionais da saúde e estética, exclusivamente para clínicas, espaços de terapia, salões e estúdios de beleza. 

Azul: Sabedoria, segurança e força

O azul é uma cor muito utilizada no marketing, é a cor que representa confiança, calma e força, além de despertar a sensação de tranquilidade e segurança.

Essa cor também é muito utilizada em empresas de tecnologia, como: Meta, Intel, Dell e IBM. 

Empresas aquáticas, de tecnologia e clínicas de saúde podem usar uniformes azuis sem medo de errar. 

Verde: paciência, crescimento e saúde

O verde é uma cor intuitiva, isso porque, pode ser facilmente relacionada a empresas ecológicas e sustentáveis.

O verde pode remeter à saúde e harmonia, e encaixa perfeitamente em uniformes de companhias ligadas à vida saudável e ao meio ambiente. 

Rosa: feminino, beleza, carinho

O rosa é a cor da feminilidade, da doçura e da leveza. É uma ótima opção para profissionais da indústria de cosméticos, salões de beleza, lojas de moda e serviços voltados para o público infantil e adolescente. 

Empresas que usam e abusam do rosa são: Barbie, Marisa, Victoria’s Secret e My Little Pony.

Roxo: espiritualidade, glamour e poder

O roxo é a cor do misticismo, da transmutação e da espiritualidade, por tanto representa o metafísico. Além disso, é uma cor que representa a criatividade. 

É aconselhável o uso em locais de beleza, empresas de finanças e agências de comunicação e publicidade.  

Empresas que usam a cor roxa: Yahoo!, Milka, Roku, Nubank e Vivo. 

Preto: poder, sofisticação e mistério

O preto é uma das principais cores das marcas de luxo. Dentro das empresas é utilizada por equipes de staff, seguranças e profissionais que passam autoridade. 

Essa cor também pode ser utilizada no uniforme de recepcionistas e atendentes para proporcionar um visual mais elegante. 

Como mencionado, a cor preta é a queridinha das marcas de luxo, sendo as que utilizam essa cor: Lancome, Louis Vuitton, Chanel e Dolce Gabbana. 

Cinza: neutralidade, calma e profissionalismo

O cinza simboliza sentimentos de praticidade. É uma cor muito utilizada para transmitir neutralidade.

Contudo, seja cauteloso ao usar o cinza, o uso excessivo dele pode levar a sentimentos de vazio, podendo simbolizar um lado sombrio, desânimo e monotonia.

Bege: aconchego, simplicidade e elegância

O bege é uma cor neutra capaz de gerar a sensação de calor e aconchego.

Essa é uma excelente cor para ser usada em conjunto com outra, mas sozinha, pode não dar a visibilidade necessária para a sua empresa e marca. 

As estações do ano e as cores

Entender como cada cor se comporta em relação à outra e em relação ao corte, caimento, texturas, acabamentos e outros aspectos importantes é essencial para o sucesso de um uniforme empresarial.

Usualmente, as quatro estações têm paletas bem definidas, por isso, dividimos aqui as paletas de cores de acordo com o padrão sazonal da indústria da moda outono/ inverno e primavera/verão.

Outono/ Inverno

As estações mais frias, outono e inverno, são associadas à sobriedade e tons neutros, já que o destaque acaba por ficar na construção da peça, seu corte, suas texturas e sua modelagem.

Em termos de cores, a paleta é fortemente influenciada pela paisagem do hemisfério norte. Especialmente nos países do hemisfério sul, as paisagens tendem a não mudar muito durante a estação.

Em geral, como cores clássicas do outono/inverno podemos citar:

  • Marrom;
  • Verde;
  • Laranja;
  • Azul;
  • Preto;
  • Branco.

Essas cores servem de base para outras misturas e tonalidades. Crie tons neutros e expanda a paleta de cores clássicas. No entanto, enquanto as tendências internacionais apontam para essas cores padrão, hoje em dia, existem coleções que tentam quebrar esse padrão de beleza com estampas mais coloridas na moda outono/inverno.

Primavera/ Verão

Mesmo sendo as estações mais definidas no Brasil, as tendências de cores verão e primavera ainda são bem caracterizadas pela influência da natureza no hemisfério norte, onde a primavera costuma ser a estação das cores e o verão é a estação dos tons claros.

Nesse contexto, as medidas de cores são particularmente adequadas para as inúmeras possibilidades de cores que a primavera oferece para criar uma paleta dinâmica cheia de vida. E porque é nessas estações que a temperatura sobe. Por isso, nas coleções desenhadas para esta estação, dá-se preferência a cores como:

  • Azul;
  • Dourado;
  • Amarelo;
  • Verde;
  • Vermelho;
  • Roxo.

Vale ressaltar que a característica que se destaca nessas estações, além da cor, é a cartela de cores. O verão no Hemisfério Norte é caracterizado por tons mais suaves e claros (graças ao sol), enquanto a primavera é caracterizada por tons mais claros e brilhantes.

As cores em cada cultura 

A sua empresa tem origem de outro país? Caso positivo, é interessante analisar como determinada cor é representada dentro de cada cultura. Confira o que cada cor significa de acordo com o Instituto Orange: 

Cultura do Extremo Oriente 

  • Laranja: felicidade, espiritualidade e adaptabilidade. 
  • Marrom: terra, esforço e luto.
  • Amarelo: masculinidade, sagrado e realeza. 
  • Verde: fertilidade, esperança e vida. 
  • Azul: feminino, cura e relaxamento. 
  • Roxo: riqueza, privilégios e espiritualidade. 
  • Vermelho: propriedade, fortuna e vitalidade. 
  • Preto: saúde, prosperidade e estabilidade. 

Cultura Indiana

  • Laranja: sagrado, coragem e amor. 
  • Marrom: luto.
  • Amarelo: sagrado e próspero. 
  • Verde: esperança, colheita e virtude. 
  • Azul: esporte e força. 
  • Roxo: mágoa, conforto e nobreza. 
  • Vermelho: beleza, riqueza e poder. 
  • Preto: mal, escuridade e negatividade. 

Cultura do Oriente Médio 

  • Laranja: luto e perda. 
  • Marrom: harmonia, terra e conforto. 
  • Amarelo: felicidade, prosperidade e luto. 
  • Verde: força, habilidade e esperança. 
  • Azul: luto, céu e espiritualidade. 
  • Roxo: riqueza, virtude e realeza. 
  • Vermelho: perigo, preocupação e mal. 
  • Preto: ​mistério e luto. 

Agora que você já sabe todas as dicas para escolher a cor perfeita para o uniforme de trabalho, só falta escolher uma empresa profissional para colocar as suas ideias em prática. 

A Stampare tem mais de 30 anos de experiência no ramo de uniformes e sempre em busca do melhoramento contínuo, trabalha em parceria com os melhores fornecedores do mercado, junto com uma equipe de primeira linha composta por mais de 60 colaboradores diretos e um parque fabril próprio de última geração. Temos o que há de mais inovador para melhor lhe atender, tal como já atendemos mais de 10 mil clientes desde nossa fundação.

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