Qual a cor mais utilizada em uniformes empresariais?

cor mais utilizada em uniformes

Está na hora de confeccionar os uniformes da sua empresa e surgiu a dúvida: qual a cor mais utilizada? Nós vamos te responder! 

Embora os uniformes costumem ter a cor destaque da identidade visual da marca, nem sempre essa mesma cor predomina na roupa. 

Cada cliente escolhe estrategicamente a cor do uniforme ou peça corporativa de sua empresa. Cores carregam mensagens, traduzem valores e cultura. Por isso, elas são determinantes no momento de uma campanha ou para a definição do uniforme de uso geral. 

Veja quais são as cores mais usadas para uniformes empresariais: 

Branco

O branco é clássico, ele remete à pureza, paz, tranquilidade e limpeza. É uma boa base para receber a maioria das cores. 

Ele ainda é a cor da maioria dos uniformes dos profissionais da saúde. Mas outras profissões têm o uniforme branco como um dos preferidos, como esteticistas e maquiadores, por exemplo, pelo fato da área se aproximar tanto dos cuidados e bem-estar, esses profissionais acabam escolhendo a cor branca como parte do uniforme.  

Na cozinha também é muito utilizado o branco. Alguns chefs preferem e acham mais harmônico em seus aventais ou dolmãs. A cor mostra facilmente sujidades e contém mensagens interessantes para esse tipo de serviço. 

Uniformes brancos são associados a mais frescor. Mas é preciso observar a composição da malha ou do tecido. Para a sensação de calor ser menor, use malhas com bom percentual de fibras naturais (algodão e viscose) ou só com fibras naturais (100% algodão). 

Preto 

Clássico e atemporal,  o famoso “pretinho básico” além de ser a cor preferida de uma boa parcela das pessoas é também a escolha perfeita para muitas empresas. O uniforme preto significa seriedade, modernidade, remete à neutralidade e ao mistério. 

Para combinar no uniforme, é necessário escolher cores de tons mais claros ou iluminados para a estampa ficar mais visível. A associação de amarelo e preto é a que promove maior legibilidade. Porém, pode não ser a combinação ideal para a sua marca. Se há cores vibrantes na identidade da sua empresa, o contraste pode ficar bem interessante.   

Preto e branco podem até não estar na sua identidade, mas não descaracteriza a maioria das marcas.  Assim como o branco, é necessário ficar atento ao tipo de tecido. Roupas pretas realmente podem esquentar mais, no entanto, se você escolher malhas e tecidos mais frescos, será muito mais agradável. 

Marinho 

Outro clássico que é a escolha de muitas empresas, o uniforme azul marinho se aproxima muito daquela cor de jeans. O significado dessa cor remete à confiança, energia e inteligência, e pode ser facilmente combinada, principalmente se sua marca tem algum tom vibrante ou bem claro para promover contraste. 

Tons de amarelo, branco e outras tonalidades suaves podem ter uma boa compatibilidade para que o uniforme fique do jeito que você planejou, com boa visibilidade. 

O azul marinho pode ser uma boa pedida para uniformes sociais e mais formais. Para isso, é só saber qual é o tipo de tecido que mais se adequa a essas roupas. Mas se for uniformes como camisetas básicas para atendimento ao cliente, recepção, área da limpeza, é melhor sempre optar por tecidos que vão garantir boa transpiração.

Cinza Mescla

O cinza mescla é um tom de cinza claro com ondulações, uma cor muito versátil e coringa para várias situações. Essa cor se tornou tendência no inverno, ela esbanja elegância e modernidade, além de ser uma opção quando se busca por algo básico. E o melhor de tudo é que você consegue fazer várias combinações de cores. 

O preto ou o branco, por exemplo, são duas outras cores neutras que combinam perfeitamente. Ou você pode optar por cores fortes e vibrantes para dar aquele destaque especial. Só não é ideal escolher tons que irão perder a legibilidade e, claramente, não vão ficar agradáveis visualmente. 

Esta cor está presente em vários setores, desde as lojas comerciais às indústrias, é um básico que tem se tornado opção de várias empresas. Além disso, por ter tanto destaque no inverno, o cinza mescla pode ser a opção ideal para seus uniformes de frio. 

Grafite 

Assim como a cor mescla, a tendência da cor grafite tem crescido significativamente. Na mesma tonalidade do cinza, a diferença é que o grafite é bem mais escuro. Uma cor que pode competir com o preto, já que também é uma cor básica, simples e tem até sido conhecido como “o novo preto”.

O grafite é uma cor sofisticada, remete à seriedade, compromisso e flexibilidade. Por ser uma cor básica e que é facilmente combinada com várias outras cores. No caso, é só escolher tonalidades claras para que o nome da empresa tenha boa visibilidade.

Dicas relacionadas

Estampa Digital

Vantagens da estampa digital

A estampa digital é uma técnica moderna e versátil de personalização de tecidos que tem ganhado cada vez mais popularidade. Com a utilização de impressoras